No início do século XIX, surgiram quatro principais métodos ginásticos na Europa: a escola inglesa, alemã, francesa e sueca. Cada uma destas escolas desenvolveu exercícios específicos que refletiam suas distintas abordagens e objetivos de treinamento físico, desde a competição e o uso de aparelhos até a saúde geral e a disciplina militar.
Método inglês:
Escola Inglesa: Enfocava em exercícios competitivos e atléticos, promovendo o desenvolvimento físico através de esportes organizados como corrida, salto e arremesso.
Corrida e salto: Promoviam resistência e força explosiva.
Arremesso e levantamento de peso: Desenvolviam força muscular e técnica.
Esportes organizados: Futebol, cricket e outros promoviam habilidades atléticas e espírito competitivo.
Método alemão:
Escola Alemã: Destacava-se pelo uso de aparelhos como barras, argolas e cavalos para desenvolver a força, a flexibilidade e a coordenação dos praticantes.
Aparelhos de ginástica: Barras fixas e paralelas, argolas e cavalo com alças desenvolviam força e agilidade.
Exercícios de calistenia: Fortaleciam os músculos e melhoravam a flexibilidade.
Treinamento militar: Incluía marchas e manobras para desenvolver disciplina e coordenação.
Método francês:
Escola Francesa: Priorizava exercícios militares e calistênicos, utilizando movimentos rítmicos e ordenados para promover a disciplina física e mental.
Exercícios rítmicos: Promoviam a coordenação e a disciplina através de movimentos sincronizados.
Treinamento militar: Incluía exercícios físicos intensivos para preparar soldados.
Calistenia: Focava em movimentos corporais rítmicos sem aparelhos.
Método sueco:
Escola Sueca: Desenvolveu exercícios sistematizados focados na saúde e na correção postural, enfatizando movimentos suaves e controlados sem a utilização de aparelhos.
Movimentos suaves: Focavam na saúde geral e na correção postural.
Exercícios de respiração: Melhoravam a capacidade pulmonar e a circulação.
Alongamento e flexibilidade: Promoviam a prevenção de lesões e o bem-estar geral.
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