top of page

Entrando no Labirinto

Atualizado: 31 de jan.



Esse conceito eu desenvolvi através de uma ideia que meu grande amigo Wellington Almeida me passou em uma visita que me fez em um treino de Jiu Jitsu!


A estratégia do labirinto se resume em 5 conceitos que tem o mesmo objetivo de um labirinto, quanto mais se adentra nele, maior é a possibilidade de se perder e não encontrar uma saída para tal problema. São eles


1)Entrada

2)Caminhos para confundir

3)Armadilha

4)Manutenção

5)Beco sem saída


1) Entrada: É o ponto inicial onde o adversário começa a criar confiança ( veja o post confiança mata) use as confianças naturais dele, golpes, distâncias, cadências, tempos e estratégias em que ele se sente confortável por já ter testado e aprovado em seu cérebro... lembre-se a entrada do labirinto não pode parecer um labirinto, ela tem de se parecer muito mais com uma ótima oportunidade!


2) Caminhos para confundir: Esses caminhos serão sinais que você dará a ele de que está no caminho certo, de que ele pode continuar a seguir a estratégia/tática escolhida, informações falsas são a chave para confundir. Uma das ótimas informações falsas é mostrar que os seus melhores golpes não tem tanto perigo, para que ele se sinta blindado diante deles (lembre-se confiança pode matar)


3) Armadilha: Dê uma oportunidade a seu adversário, porém com uma defesa, contra ataque e reflexo bem afiados e treinados, se ele pegar a isca, você pune ele com tudo que tem. As armadilhas servem para que ele se desgaste e se machuque antes do momento final. Normalmente as armadilhas serão direcionadas para os melhores golpes do seu adversário, assim vamos tirando a confiança dele com suas próprias armas até não restar mais nada.


4) Manuteção: É o alinhamento e balanceamento dos comportamentos do seu adversário. Você pode esquentar a luta para que ele gaste mais energia, pode esfriar para tirar a luta de uma trocação franca, pode mudar o cenário da luta através da manutenção de distâncias/cadências/tempo.

E temos também a Manutenção especifica: Na luta entre Charles do Bronx vs Makhachev, temos um assustador exemplo de manutenção especifica, mesmo Charles sendo um espetacular grapler, Makhachev sabe que um lutador não consegue ter grande habilidade em todas as posições, Makhachev encontrou aquela posição em que Charles não dominava e se manteve ali judiando do seu adversário. Existem posições que mesmo um faixa preta vai se comportar como um faixa branca.





Após isso Makhachev apenas precisou manter Charles naquela posição, usando a manutenção especifica para fechar qualquer transição, inversão ou defesa da posição. Em posições que não dominamos, nos sentimos menos confiantes, é como se fosse algo novo, o corpo gasta mais energia, o controle emocional fica mais sensível, e a habilidade é diminuída. PERICULOSIDADE DIMINUIDA DRASTICAMENTE!


Aqui nesse controle de jogo que as vezes vemos algumas lutas em que os estilos de jogo não bateram, e achamos que o lutador que está lutando não é tão habilidosos quanto achávamos, porém é um posicionamento que talvez foi obrigado pelo adversário a ficar que não potencializa suas habilidades, pelo contrário... desconfigura todo o seu jogo.

5) Beco sem saída: Após o adversário entrar no seu jogo sem perceber, ser confundido, tentar fugir mas todas os caminhos estão fechados... ter caído na armadilha e estar com o corpo ferido e desgastado. CHEGOU A HORA DO BECO SEM SAÍDA!!! Se tudo deu certo, seu adversário agora está despreparado, e posicionado para o seu melhor golpe que ele acredita que não pode machucá-lo pois na construção da luta você não soltou esse golpe com total força. Quando o golpe o acertar, será com total força pois já temos um adversário fraco, oprimido, querendo desistir da luta, pois só se frustrou em cada golpe e escolha que fez nessa luta! O cérebro dele vai derruba-lo para que sofra menos, é como um animal que finge de morto ou se entrega




Vou lhes dar o exemplo de qual labirinto utilizei em minha última luta de Muay Thai contra Eduardo Silva:


Entrada - Se auto encurralar.. como o adversário gosta de ser mais agressivo ele vai adorar crescer em cima de mim, eu dou a ele o que ele quer, quanto mais agressivo mais cansado, enquanto ele batia eu esquivava e o frustrava, já que ele queria dar show, porém foi um show de esquivas e ele ficou como o bobo da história, quanto mais se sentia bobo, mais raiva, quanto mais raiva, mais agressividade, quanto mais agressividade mais energia gastava e mais cansado ficava. Foi lindo para mim, perigoso, porém lindo!


Caminhos para confundir na luta anterior lacei todos os chutes na costela, nessa luta agora, não lacei nenhum chute, ele estava esperando que eu laçasse o chute para dar direto no rosto sem uma mão na guarda para defender, lançamos uma informação falsa de que meu joelho esquerda estava lesionado, nosso adversário captou a informação e chutou muito nossa perna, a perna é uma parte do corpo que eu sempre calejei muito e que dava pra aguentar chute, todos esses chutes na perna e nos braços foram golpes desperdiçados que o frustraram pois eu não lacei evitando a abertura que ele desejava e eu não senti nenhum chute na perna.


Outra informação falsa que nosso adversário captou foi que eu não chutava na perna, já que nas ultimas duas lutas chutei pouquíssimo na perna, porém na preparação treinamos muito chute na dobra do joelho, por saber que nosso adversário movimentava muito e ficava com o pé um pouco para dentro expondo essa parte fraca da perna, foi dito e certo, chutamos muito a dobra de sua perna e limitamos sua movimentação deixando a perna dele podre durante a luta.


Essa limitação da movimentação dele foi chave para que no final tudo desse certo. E a última informação falsa foi de que eu só andaria para frente, como nas ultimas lutas, porém quebrei essa expectativa recuando e andando para trás, logo a trocação franca que ele esperava, estava preparado e me chamava o tempo todo não aconteceu... mais uma frustração a meu favor.


Armadilha: Tínhamos um bote engatilhado esperando ele quando soltasse a mão direita, e foi quando ele com o emocional atacado, com raiva por que não estava acertando seus golpes queimou a largada e tentou acabar com a luta na raça!


Me esquivei e soltei um direto na ponta do queixo, ele calambeou, enfiou a grande cabeça nas cordas que o seguraram, bambeou as pernas até enconstar as costas nas cordas novamente!


A armadilha funcionou, tiramos sua confiança, seu round, sua firmeza nas pernas/movimentação e boa parte da trocação.


Manuteção:

1- Chute baixo na dobra do joelho para que ele fugisse cada vez menos,

2- Esquiva lateral para errar os golpes de mão e se cansar,

3- Pressionar na media distância para sempre estar me golpeando e mantendo o gás na reserva.

4- Golpear o tronco para minar mais ainda o gás (recebemos informação também de que o Eduardo tinha a barriga fraca)

5 - Recuar deixando com que a mente dele achasse que está crescendo na luta ( Leão rei da selva)


Beco sem saída: Colocar o adversário encantuado contra as cordas -> AQUI é o ponto chave, na luta foi um direto que finalizou a luta, porém meu beco sem saída é o encantuar, através dele eu desenvolvo a maioria do meu mais forte jogo!


Seja pressionando o adversário para levar ao esgotamento máximo, seja batendo no tronco para judiar mais ainda, ou até perfurando a guarda com golpes em volume até que srja uma abertura para soltar um golpe com um peso contudente, ou ainda com uma giratória bem dada na quina da costela!


 

Conclusão

Dois caminhos levam sempre ao mesmo lugar, o segredo do labirinto está em construi-lo de uma forma que todos os caminhos devem ter o mesmo destino ( beco sem saída)


As paredes devem ser móveis, essa é a parte adaptável da estratégia que só surge durante a luta através do que o adversário demonstra, os planos são feitos para serem rasgados, pois uma coisa é teoria outra prática, tenha um bom planejamento e um ótimo improviso!


A Sincronia é o sinalizador, o que um faz o outro responde, é a forma de sentir em qual lado do labirinto seu adversário vai adentrar.



Entrada do labirinto

Pode ser uma ótima oportunidade (atiça a ambição do adversário de ganho fácil de vantagem)


Pode ser uma isca fácil (conforto em se aproveitar de um principio ferido)


Pode ser alguma decisão diante de uma situação complicada ( urgência ou sobrevivência)


Pode ser dentro dos padrões dele ( aprovação social - já fez tantas vezes que confia estatisticamente na técnica aplicada em certa situação)


Pode ser por uma porta emocional (fragilidade emocional identificada - chaves que acionam gatilhos emocionais)


Caminhos confusão

Podem ser uma informação falsa de que vc carrega uma lesão, ou se está realmente lesionado fazer achar que é uma falsa lesão pois tem um golpe de contra ataque o esperando


Pode ser um sentir um golpe na hora da luta para o conduzi-lo para uma armadilha e golpear novamente ali (falsa contudência)


Pode ser um vídeo mostrando seu estilo de jogo que não vai usar na luta( faz seu adversário treinar muito para aquele jogo e desperdiçar o treino)


Aumentar a confiança do adversário parecendo que seu jogo ou técnicas não são eficazes no primeiro round para quando ele estiver de guarda baixa usar com a real força




Manutenção (Alinhamento e balanceamento)

Normalmente existem estatisticamente os golpes resposta mais prováveis para cada tipo de golpe estímulo, assim sendo vc pode controlar o padrão do adversário o fazendo responder apenas os golpes que vc tem bons contra ataques ou boas defesas, ou até os golpes que ele não tem tão afiados


Armadilhas

-1 eu atiço vc responde dentro da estatística e eu te pego de contra ataque planejado ( Ala suassuna)


0 fico aberto e na distância do seu golpe só esperando para pegar de encontro


+1 o ataque gera aberturas, vou contra atacar dentro dessa abertura


Estilo x estilo me moldo para que vc ande para dentro do estilo que vou adotar que é dominante contra seu estilo natural te obrigando a duas opções ( sofrer prejuizo ou se remodelar em outro estilo que não domina tanto)


Armadilha do labirinto tem que ser onde a presa mais caminha

Maior possibilidade de cair nela

O caçador vai cevando o animal e só atira quando ele não espera o tiro, quando baixa a guarda


Beco sem saída

Que tira o gás

Que ataca o ponto fraco do adversário

Que pontua em um jogo que ele não domina

Que leva seu adversário a um posicionamento onde você coloca seu melhor golpe

Ao invés de brigar com o que eu tô fazendo só não deixa eu fazer o que eu quero(clinch) LABIRINTO BECO SEM SAIDA, PAREDES MOVEIS


69 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page